Senar e Banco do Brasil firmam parceria para capacitar produtores em 25 estados

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Banco do Brasil oficializaram, na terça (5), o Acordo de Cooperação Técnica para a realização do Circuito de Treinamento Agro, uma série de eventos para tratar de temas como assuntos técnicos, gerenciais e de crédito rural.


A parceria foi formalizada entre o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Senar, João Martins, e o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, durante o anúncio do Plano Safra 2022/2023 da instituição financeira, em Brasília.


O objetivo do circuito é capacitar produtores rurais de 25 estados. Para 2022 estão programados 300 eventos, sendo que cada encontro tem duração de oito horas com turmas entre 25 a 30 participantes. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar será apresentada aos participantes.


Segundo o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, a maioria dos produtores rurais atendidos pela ATeG utiliza os recursos próprios para financiar a atividade e a parceria com o Banco vai trazer mais informações sobre gestão e acesso às linhas de crédito.


“A iniciativa vai inserir os nossos produtores nesse movimento do crédito rural oficial, em que os recursos oferecidos possuem as taxas mais acessíveis do mercado. Com o atendimento no campo, o produtor que tomar crédito pelo Banco vai poder atender as metas de produção e produtividade e, consequentemente, honrar seus compromissos financeiros”, disse Carrara.


Já o presidente do BB, Fausto Ribeiro, afirmou que o objetivo do Circuito de Treinamento Agro é levar conhecimento e capacitação técnica aos agricultores familiares e multiplicar o acesso a novas tecnologias, como técnicas de plantio, qualidade do solo e rotação de culturas. “É promovendo a combinação da teoria e da prática, levando exemplos e orientações, que contribuímos para o crescimento das rendas das famílias rurais”.


Os eventos começaram em fevereiro e encerram em dezembro de 2022. Até o dia 2 de julho, foram realizados 47 circuitos nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, e Santa Catarina.


O casal de fruticultores Elza Serafim de Andrade e Almir Rodrigues de Andrade, do município de Gandú, na Bahia, foi homenageado na cerimônia por ter recebido o treinamento técnico sobre o crédito rural e a cultura do cacau. “O Senar sempre esteve ao lado da gente dando a maior força. Tudo o que a gente tem foi conquistado com a ajuda do Senar, do Banco do Brasil e da Coopag Alimentos”, disse Elza.


Outro homenageado foi o apicultor e produtor de leite Claudiomar Silvério de Sousa, do município de Jaraguá, em Goiás. Ele já é participante assíduo dos treinamentos do Senar, com mais de 50 cursos. Claudiomar ficou sabendo do Circuito de Treinamento Agro pelo técnico do Senar e não perdeu a oportunidade. “Quanto mais a gente puder aprender, melhor”.


Os interessados em participar dos circuitos devem procurar os sindicatos rurais dos municípios ou o Senar estadual. As vagas são limitadas.


 Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Compartilhe nas Mídias Sociais