Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
A cafeicultura capixaba é um sucesso Brasil afora e com razão. Mais uma vez tivemos a prova de que o café produzido no Espírito Santo é um dos melhores do mundo. A maior premiação nacional do setor reconheceu que 11 dos 15 melhores cafés do país são do Espírito Santo.
Um membro da Comissão Técnica de Cafeicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) foi um dos grandes vencedores do Coffee Of The Year de 2025. Deneval Vieira, junto com sua família, levou três prêmios para casa, fazendo com que o Sítio Cordilheiras, em Iúna, se tornasse destaque nacionalmente.
Na categoria Arábica, o Caparaó Capixaba foi o protagonista. Se 8 dos 10 premiados são capixabas, 7 são da região do Caparaó. Quatro entre os 7 são de Iúna, sendo 3 deles da família Vieira: o 2º, 4º e 6º lugar.
A Comissão Técnica de Cafeicultura da qual Deneval Miranda Vieira faz parte, também esteve presente na Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, do dia 5 ao 7 de novembro.
O presidente da Comissão de Cafeicultura, que é também presidente do Sindicato Rural de Colatina, Raphael Guimarães, explica que a ida à SIC é uma via de mão dupla para a cafeicultura capixaba.
“A participação da Federação e da Comissão da Cafeicultura Capixaba é fundamental, pois permite levar informações sobre a nossa cafeicultura e, ao mesmo tempo, receber conhecimentos sobre mercado e tecnologia, que serão repassados aos produtores rurais de todo o Estado”, pontua.
Com a medalha de prata, o cafeicultor Deneval traz à tona outro importante ponto da participação no maior evento de Cafeicultura do Brasil: a visibilidade do pequeno produtor.
“Ver, em um evento tão importante como esse, que a gente pode ser destaque, é uma alegria imensa. E eu também fico muito feliz por estarmos participando da SIC com a Comissão, porque a gente sabe bem das dores da cafeicultura. Estar presente, de forma visível, abre espaço para levarmos as necessidades dos nossos produtores às autoridades que têm condições de nos ajudar”, ressalta.
A analista técnica da Faes representante da Comissão, Fernanda Fleury, comenta o valor da participação da Comissão e do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais no evento.
“É com grande satisfação que o Sistema, por meio da Comissão Técnica de Cafeicultura, participou da Semana Internacional do Café, que é um dos maiores eventos do setor cafeeiro do Brasil e do mundo. A participação do nosso Sistema reafirma o compromisso com o fortalecimento da cafeicultura capixaba, que é motivo de orgulho para todo o Espírito Santo”, destaca.
Além do Sítio Cordilheiras, premiado com o 2º e o 6º lugar nos nomes dos filhos, Douglas e Deneval Júnior, o Sítio Café da Ester, 4º colocado, também é de propriedade da família Vieira, sendo uma homenagem à neta de Deneval.