Dia do Apicultor: Celebrando a apicultura capixaba
Data de publicação: 22/05/2024

No dia 22 de maio comemoramos o Dia do Apicultor! Uma data importante para reconhecer a contribuição desses profissionais para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta. No Espírito Santo, a apicultura se une às atividades essenciais para o agronegócio do estado.


Ao contrário do que muitos imaginam, a apicultura não se resume apenas à produção de mel. É uma atividade vital para a preservação do meio ambiente e promoção da biodiversidade.


Os apicultores criam as abelhas e mantêm colônias que são essenciais para a polinização de diversas culturas agrícolas. Esse processo, além de assegurar a produção de alimentos, contribui significativamente para a preservação dos ecossistemas.


Dentre as funções importantes desempenhadas pela apicultura estão: a contribuição para a preservação do meio ambiente; a promoção da biodiversidade; a geração de emprego e renda para a população local; e a produção de ingredientes valiosos para a indústria alimentícia e farmacêutica, como cera, própolis e geleia real.


De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a produção de mel no Espírito Santo tem destaque em Fundão, seu maior produtor, e Marechal Floriano, o segundo maior. Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, a quantidade produzida no estado em 2022 foi de aproximadamente 800 toneladas. Número que representa a força e a importância da apicultura na economia local.


Formação e Capacitação


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) oferece cursos gratuitos para apicultores capixabas. Veja os cursos disponíveis:

- Apicultura Básica
- Apicultura - Produção de Mel e Própolis
Apicultura - Produção de Geleia Real e Rainhas


Os interessados em participar dos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município (www.faes.org.br/sindicatos-rurais). Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (27) 3185-9224.


Prêmio Brasil Artesanal 2024


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 voltado para produtores de mel de todo o país. O regulamento prevê a participação de produtores que produzem até 10 toneladas por ano.


A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.


Serviço


Inscrições: até o dia 7 de julho pelo site da CNA


Data de envio das amostras: devem chegar à CNA até o dia 21 de julho


Endereço para envio das amostras: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, SGAN, Quadra 601 Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo. CEP: 70.830-903 Brasília/DF


Clique aqui para se inscrever!


Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Por Carolina Vieira

Compartilhe nas Mídias Sociais