Por: Carolina Vieira
Fonte: Sistema Faes / Senar-ES
Cerca de 100 cafeicultores atendidos pela ATeG levaram o sabor capixaba à maior feira cafeeira da América Latina
Cerca de 100 cafeicultores capixabas foram para a Semana Internacional do Café (SIC) junto com o Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais. A comitiva foi com o objetivo de apresentar os cafés especiais do Espírito Santo e ampliar as oportunidades dos produtores rurais do Estado.
A viagem foi composta pelos atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES). Além da participação no Coffee Of The Year (COY), os cafeicultores fizeram parte da exposição e degustação de cafés, e alguns dos presentes ainda participaram do cupping, rodada de negócios e abriram portas para o mercado internacional.
Durante o evento, o Sistema acompanhou sonhos distantes se tornarem realidades. Como o caso da Edineia e Gilson Braun, de Itarana, que tiveram seu café entre os 30 melhores canéforas do COY 2025. Sonho também da Elisandra, que se viu diante da oportunidade de uma rodada de negócios, e enviou seu café do município de Montanha, para um possível comprador na Polônia.
Mas a oportunidade de ter seu café exposto na maior feira cafeeira da América Latina já foi o suficiente para emocionar os produtores. “Além de todo o atendimento que a gente tem da ATeG, com os cursos, o incentivo e o apoio, este ano estou tendo uma oportunidade que era o meu sonho: trazer o meu café para degustação aqui na SIC. E, por meio do Senar, eu tive essa chance”, declara a cafeicultora de Dores do Rio Preto, Claudia Peixoto.
A participação capixaba na SIC é resultado de uma ampla articulação institucional, que além do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais, também envolve o Sistema OCB, Incaper, Nater Coop, Cafesul, Cooabriel, Fecafes, Acemes, APEC, Coopbac, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
O secretário de agricultura do estado, Ênio Bergoli, esteve presente no estande, experimentou cafés de norte a sul do Espírito Santo e reforçou a relevância da cafeicultura capixaba.
“O Espírito Santo é o único estado do Brasil que produz em quantidade e em qualidade, cada vez mais, com sustentabilidade, as duas espécies de cafés que são consumidas no mundo todo, que é o arábica e o conilon. E se o cafeicultor é assistido pela ATeG, o café é bom!”, destaca.
Quem também viveu um momento especial foi o supervisor da ATeG, Helder Ribeiro, que, além de acompanhar os produtores atendidos, participou pela primeira vez da feira como cafeicultor, levando para exposição o café de Pancas, cultivado e colhido por ele e seus pais, que o acompanharam no evento.
“Aprendemos muito com os produtores por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar e decidimos aplicar esse conhecimento na nossa propriedade. O resultado foi esse café incrível, que tive o privilégio de expor aqui na Semana Internacional do Café, com a presença e o apoio dos meus pais. Para mim, isso é uma honra, uma alegria imensa”, destaca.
A presença dos produtores capixabas na SIC reforça o compromisso do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais com o fortalecimento da cafeicultura no Espírito Santo. Mais do que apresentar cafés premiados, a participação simboliza a valorização do cafeicultor e a busca constante por qualidade e reconhecimento para o café capixaba.